Acesse ja o site da Anima-zone.

Animazone.com.br

Participe do fórum, é rápido e fácil

Acesse ja o site da Anima-zone.

Animazone.com.br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

  • Compartilhe
  • Novas mensagens
  • Encontrar as minhas mensagens

Conectado como Anonymous. A tua última visita foi

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Votar nulo funciona? Empty Votar nulo funciona? Sáb Out 06, 2012 10:36 pm

Leonore

Leonore

Flodder 20%
Votar nulo funciona?

Como sabem logo mais ocorrem as eleições, e para quem vai votar fica a dica a seguir.

Votar nulo funciona? Voto%20Nulo%20-%20BRASIL%20ESCOLA


Em nosso regime democrático, vários partidos políticos exercem o direito de oferecer a seus candidatos a disputa eleitoral. Em contrapartida, cabe aos cidadãos avaliarem e escolherem quais seriam os candidatos mais adequados aos seus interesses e anseios. Mediante a ampla variedade de opções, chegamos à conclusão de que vivemos em um regime político dotado de amplas liberdades, onde o cidadão tem acesso a todo tipo de discurso e proposta.

Contudo, quando nos lembramos do quão grave é o problema da corrupção entre os nossos representantes, acabamos por enfrentar um dilema. Afinal, qual seria o sentido de ser perder tempo avaliando e escolhendo um candidato que, mais cedo ou mais tarde, seria denunciado (ou não!) pela participação em algum esquema de corrupção ou no desvio de verbas públicas? É mediante esse questionamento que vários eleitores acabam fazendo opção pelo voto nulo.

Ultimamente, correram vários boatos de que o voto nulo seria capaz de invalidar todo um processo eleitoral. No caso, se mais da metade dos eleitores votassem nulo, deveria acontecer um novo processo eleitoral formado por outros candidatos. A premissa dessa hipótese se assenta no artigo 224 do Código Eleitoral, que diz que “se a nulidade atingir mais da metade dos votos do país nas eleições, (...) o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias".

Para muitos, esse artigo faz com que o voto nulo se transforme não só em uma arma de protesto, mas também em uma forma de se alterar a configuração do cenário eleitoral. Entretanto, de acordo com uma recente interpretação do TSE, essa nulidade só invalida as eleições quando os votos são anulados por causa de alguma fraude que determine sua desconsideração. Por tanto, se mais de cinquenta por cento dos votos dos cidadãos optam pelo voto nulo, prevalece a escolha daqueles que votaram em algum candidato.

Dessa forma, quando um cidadão vota nulo, ele acaba abrindo brecha para que um candidato ruim acabe vencendo a eleição com um número menor de votos necessários. Assim, acaba sendo preferível depositar suas esperanças em candidato ou legenda que sejam parcialmente satisfatórios do que facilitar a vida de um candidato com perfil questionável. No final das contas, a opção pelo voto nulo acaba se transformando em um ato de passividade mediante o cenário político vigente.

Ainda assim, existem aqueles que persistem em votar nulo por outras razões de ordem ideológica. Os anarquistas, por exemplo, optam pelo voto nulo por não reconhecerem a necessidade de autoridades e políticos capazes de interferirem na vida em sociedade. Dessa forma, expressam o seu repúdio ao Estado, às leis e governantes indicando que não se interessam naquilo que eles têm a oferecer. Certos ou errados, a atitude dos anarquistas também prova outra faceta de nossa democracia: a não escolha.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Fonte: Brasil escola

Vivemos em um país democrático, onde temos a opção de escolha e não escolha, dizer que votar nulo seria permanecer passivo perante os acontecimentos, não seria para mim o termo adequado, seria mais uma forma de mostrar que os candidatos aparentemente não são bons o suficiente para merecer um voto, porém com isso, o eleitor que votar nulo não terá o direito de exigir as promessas de campanha, afinal, ele exerceu o direito de não escolher, mas perdeu o direito de escolher um candidato.

2Votar nulo funciona? Empty Re: Votar nulo funciona? Sáb Out 06, 2012 10:47 pm

Klaus

Klaus

Moderador 10%
Tópico bom,Ganhou 2 coins.

Eu acho que não funciona porque ao votar Nulo ou Branco você favorece quem esta ganhando.

http://www.animazone.com.br

3Votar nulo funciona? Empty Re: Votar nulo funciona? Dom Out 07, 2012 2:05 am

Ninho

Ninho

Flodder 90%
Teve uma nova Lei que agora os votos Nulos e Brancos favorecem os que estão na frente nas votações.

Não adianta mais votar nulo, é melhor votar em algum candidato que não tenha chance de ganhar ou então votar na opção menos pior, ou dar chance à novos candidatos.

http://kulturanime.blogspot.com.br/

4Votar nulo funciona? Empty Re: Votar nulo funciona? Seg Out 08, 2012 4:08 am

Sephiroth1963

Sephiroth1963

Uploader 10%
Eu ainda prefiro votar nulo.... Votar em outros canditados como vc Ninho.... Sei la.... Meio q fere meus conseitos..... Só voto por ser obrigatorio....E se não votar eu não posso reclamar.... Pois não fiz nada respeito.....

https://www.facebook.com/joao.d.lara

5Votar nulo funciona? Empty Re: Votar nulo funciona? Seg Out 08, 2012 5:19 pm

Hefesto

Hefesto

News poster 10%
Estou cursando direito e tive aula de Ciências Políticas, o professor explicou o seguinte:
Voto nulo/Branco é o mesmo que NÃO votar.
Esse papo de o voto ir para quem estiver ganhando é furada.

Antigamente as eleições eram realizadas por votação em papel, só que se deixasse branco naquela época, corria-se o risco de algum terceiro preencher o papel que você deixou em branco, foi ai que surgiu o nulo!!
Colocava-se qualquer coisa no papel só pra deixar claro que você não havia votado em ninguém.

Nas urnas de hoje tanto o branco quanto o nulo não computa voto para NENHUM candidato!!

:D

Conteúdo patrocinado



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos