Acesse ja o site da Anima-zone.

Animazone.com.br

  • Compartilhe
  • Ver as novas mensagens desde minha última visita
  • Ver minhas mensagens

Conectado como Anonymous. A sua última visita foi dia

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Nix - Mitologia Grega em Dom Jan 20, 2013 10:51 pm

Elijah Mikaelson

avatar

Novato 50%




Leiam também:A lenda de Caim,Os 7 Lordes das Trevas,Os 7 Arcanjos e A Queda de Lúcifer


Nix é uma das Deusas mais poderosas da Mitologia Grega, a personificação da noite, que desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres da existência. Filha do Caos, irmã gêmea de Érebo, a personificação da escuridão, eles foram as primeiras criaturas a emergir do vazio. Dessas forças primordiais sobreveio o resto das divindades gregas. Foi Nix que colocou Hélios entre seus filhos: Hemera, Éther e Hespérides, quando os outros Titãs tentaram assassinar Hélios.

Deusa dos segredos e mistérios noturnos, rainha dos astros da noite, era cultuada por bruxas e feiticeiras, que acreditavam que ela dava fertilidade a terra para brotar ervas encantadas. Acreditava-se que Nix tinha total controle sobre vida e morte, tanto de homens como de Deuses, e os outros deuses respeitavam-na e a temiam. Zeus tinha enorme respeito e temível pavor da deusa da Noite.

Diziam que ela conhecia o segredo da imortalidade dos Deuses podendo tirá-la e transformar um Deus em mortal, como ela fez com Cronos, após ser destronado por Zeus. Assim como Hades, Nix possuía um capuz que a tornava invisível e podia assistir ao universo sem ser notada. Algumas vezes, a exemplo de Hades, cujo nome evitava-se de pronunciar, davam a Nix nomes gregos de Eufrone e Eulalia, isto é, Mãe do bom conselho.

Nix aparecia ora como uma deusa benéfica simbolizando a beleza da noite; ora como a cruel deidade do Tártaro, a Tartárea, que proferia maldições e castigava com terror noturno. Era também considerada deusa da Morte, a primeira rainha do mundo das Trevas e tinha dons proféticos.

Representações

Nix era representada com um manto negro recamado de estrelas por cima de sua cabeça ou representavam-na como uma mulher nua, com longas asas de morcego e um fanal na mão. Também era representada coroada de papoulas e envolta num grande manto negro, estrelado. Na mitologia grega a papoula era relacionada à Hipnos, que a tinha como planta favorita e, por isso, era representado com os frutos desta planta na mão.Outras vezes era representada num carro arrastado por cavalos pretos, com um vasto véu semeado de estrelas e com uma lua minguante na testa ou como brincos.

Descendência

Nix deu origem a um número de crias. Algumas dessas crianças da Noite eram Éris (a Discórdia ou Altercação), as moiras (Cloto, Lachesis e Atropos), Nêmesis, a ética, o éter, o dia, o destino, as queres, a miséria, os sonhos, os irmão gêmeos Hipnos (Deus do sono) e Thanatos (Deus da morte). Conquanto esses seres nasceram de deusas isoladas, sem um pai, Nix também teve filhos do deus Érebo. Dele, a divindade deu à luz Éter, o ar e Hemera, o Dia.

Dizia-se que ela dominava os limites do mundo e sozinha, sem se unir a outra divindade, procriara outros filhos:

Moros, o inevitável e inflexível destino;
Leto, o esquecimento;
Kera, a morte em batalha;
Oniro, a legião dos Sonhos;
Momos ou Delirium, o escárnio;
Oizus, a miséria;
Hespérides, as guardiãs dos pomos de ouro;
Apate, o engano e a fraude;
Philotes, a amizade;
Geras, a velhice;
Limos, a fome;
Phtono, a inveja;
Ênio Belona, deusa da carnificina;
Lissa, a loucura e desespero;
Caronte, o barqueiro do mundo dos mortos;
Em uma versão, as Erínias seriam filhas de Nix.


Os filhos de Nix eram a hierarquia em poder para os deuses, e sua maioria eram divindades que habitavam o mundo subterrâneo e representavam forças indomáveis e que nenhum outro Deus poderia conter. Tudo quanto havia de doloroso na vida dizia-se ser obra de Nix. A maior parte dos outros descendentes de Nix que são apenas conceitos e abstrações personificados e sua importância nos mitos é muito variável.

Fonte:Portal dos Mitos

2 Re: Nix - Mitologia Grega em Seg Jan 21, 2013 2:00 am

Ninho

avatar

Flodder 90%
Mitologia Grega, acho que não há muitas coisas tão fascinantes quanto ela.

Ananque, Caos, Chronos, Érebo, Eros, Éter, Euríbia, Eurínome, Fanes, Gaia, Hemera, Nesoi, Nix, Ofíon, Óreas, Physis, Ponto, Tálassa, Tártaro, Urano.

Tem também os Titãs.Inicialmente filhos de Urano e Gaia (A terra e seu manto).
Cronos(Sim tem o Cronos e o Chronos), Céos, Hipérion, Iápeto, Crio, Oceano, Reia, Febe, Teia, Tétis, Mnemosine, Têmis.

Da até arrepios de lembrar da mitologia grega...

http://kulturanime.blogspot.com.br/

3 Re: Nix - Mitologia Grega em Seg Jan 21, 2013 7:12 pm

cainan.batista.3

avatar

Mitico 40%
Mitologia Grega acho muito fascinante uma das historias que eu mais gosto e bom ouvir ou ler outros tipos de culturas e bom saber que exister varias religiões ou crenças que o povo acredita.

http://animes12.forumeiros.com

4 Re: Nix - Mitologia Grega em Ter Jan 22, 2013 3:41 am

Klaus

avatar

Moderador 10%
Tópico bom Nii-san,ganhou 2 coins.




É meu fã?use:

Spoiler:
http://www.animazone.com.br

Conteúdo patrocinado



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum